sábado, 6 de novembro de 2010

Sapatos apertados : experiência na primeira pessoa // Tight Schoes : first-hand experience

Eu tenho um pé maior do que o outro (penso que toda a gente tem). Ás vezes detesto o meu pé maior... Isto porque o meu pé pequeno fica a nadar num 39 e o pé grande fica, às vezes, um bocadinho apertado num 38.

I have a foot that's bigger than the other one (everybody has, I think). I sometimes hate my bigger foot... And that's because my smaller foot gets lost inside a size 39 (european size) shoe and, sometimes, the other one feels a little tight in a size 38.

Ora, foi o que aconteceu com as minhas botas novas... só que apenas notei que devia ter comprado o número acima depois de uma horita a andar com elas... e agora?! Não as posso devolver e gosto demasiado delas!

 Well, this was what happened with my new boots... but I only noticed that I should have bought the bigger pair after an hour walking in them...What now?! I can't return them and I love them too much!

Lembrei-me que tinha visto uma dica algures na Internet (desculpas ao autor, mas não me lembro de onde tirei), para pôr sacos de plástico cheios de água dentro de um sapato, de forma a chegar a todos os cantos (especialmente às partes que queremos alargar). Pôr os sapatos, protegidos por película aderente (usei um saco de plástico) , dentro do congelador por 24 horas. Retirá-los e deixar descongelar. Hmmm... gelo e água perto das minhas lindas botas novas? Mesmo assim, quis experimentar.

I remmembered that I once saw a tip, somewhere on the worl wide web (I'm sorry, I don't recall where I read it), which said to put plastic bags filled with water inside the shoe, so the water could reach every corner (specially the ones that are too tight). Put the shoes, covered with some plastic foil (I used a plastic bag), inside the freezer, for 24 hours. Take them out and let them defrost. Hmmm... ice and water near my new beatifull boots? Nevertheless, I gave it a shot.

A Pupi quis ajudar // Pupi wanted to help

A forma mais fácil que encontrei de fazer isto foi de enfiar 2 sacos de plástico, sem água, no sapato, até chegar à pontinha. Depois, peguei num copo de água e enchi a bota/sacos. Como só me interessava alargar à frente, não enchi os sacos até ao topo. Dei 2 nós. Pus a bota dentro de outro saco de plástico e meti no congelador. Esperei.


The easiest way to do it, I think, is to stuff 2 plastic bags inside the shoe, without any water. Than, fill the shoe/bag with water, using a glass. As I only wanted to widen the front part, I didn't fill it up entirely. I tied the bags twice. I put the boot inside another plastic bag and then in the freezer. I waited.

 

Agora, a minha bota já está descongelada. Não houve qualquer derramamento de água...

Now my boot is already de-frosted. There was no spilling...

(algumas horas mais tarde)
Funcionou :D O derradeiro teste foi uma tarde e noite a andar de um lado para o outro e um pezinho de dança no final! Já não apertam e são lindas (pelo menos eu acho) :D

(a few hours later)
It worked :D The final test was running around all afternoon and night long and a little bit of dancing afterwards! They aren't tight anymore and they're beautiful (at least I think so) :D

10 comentários:

Papgena Made It disse...

Eia! que truque fixe!
Não conhecia! O que eu faço normalmente é, durante uns dias, passar uma camada de nivea generosa (por dentro) no sitio onde o calçado me magoa e a seguir aplico pó-de-talco. Se se fizer isto de manhã e à noite, durante 3 ou 4 dias seguidos o calçado vai ao sitio! Mas o teu truque é muito mais rápido!!!!

Mrs. Potter disse...

Olha que ideia tão fixe! Já tinha ouvido falar mas nunca tinha experimentado. Tenho alguns sapatos que me estão apertados vou experimentar esse método. :)
Beijinhos!

A Horta Encantada disse...

boa dica. tenho uns sapatos a precisar desse tratamento!

Sabi disse...

@ Flor de Lima, Luísa : experimentem, funciona mesmo!
@papgena : essa da nivea também já usei em sandálias, quando uma tirinha ou outra me aleijavam... mas não sei se ia funcionar numa bota inteira :P e lá está, assim é mais rápido...

Tuquinha disse...

Valeu a pena passar por aqui hoje...já aprendi alguma coisa...obrigada
beijinto e boa semana

Bricolar e Poupar disse...

Olha boa, nunca me passaria pela cabeça que isso resultasse.
Ah e fiquei a saber que temos um pé maior? Sério?! Nunca reparei, hihi

Sabi disse...

@Tuquinha: ainda bem :P
@Bricolar e Poupar : pois, acho que toda a gente é assim... só que a diferença é mínima, não se nota a olho... por isso é que devemos experimentar sempre os sapatos nos 2 pés... :) penso que o mesmo se passa com as mãos e também, no nosso caso de mulheres, no peito...

Fio Norte disse...

excelente dica isso também me acontece vou experimentar...beijinhos

Sabi disse...

@aprendereorganizar :Experimenta à vontade, funciona mesmo :)

Cucicucicoo disse...

wow, that's a great idea and it worked too! :)lisa